34º Dom. T.C. Ano A: Ez 34,11-12.15-17; Salmo 22; 1Cor 15,20-26.28; Mt 25,31-46.

Neste domingo, celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. A Liturgia da Palavra nos revela como se dá o senhorio e o reinado de Deus na história. O Profeta Ezequiel, já na primeira leitura, nos apresenta a ação de Deus que resgata as ovelhas perdidas da casa de Israel: “vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão” (Ez 34,12). O profeta nos revela que Deus procura e se empenha em buscar: “Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte” (Ez 34,16). Esta certeza na ação de Deus nos faz responder com o Salmo 22(23), no versículo 4, proposto para este domingo: "Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo."

Estas profecias se concretizam no Filho de Deus, que se faz o Bom Pastor: “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19,11). Esta procura se faz por total identificação. Ele assumiu nossa fraqueza, nossa miséria, para revelar a misericórdia de Deus: "porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim" (Mt 25,35). O próprio Senhor, para resgatar, se coloca no lugar daquele que precisa ser resgatado. E por que isso acontece? Porque Deus é amor. Imaginemos o amor de um pai ou de uma mãe diante do perigo de vida de um filho ou uma filha; quanto mais o amor de Deus por nós.

O grande sermão da esperança (capítulos 24 e 25 de Mateus), nos alerta para uma vigilância atenta que nos permita perseverar no grande dom que recebemos de Deus: amar, servir e partilhar. Nas parábolas, a vigilância é uma chamada de atenção aos discípulos e discípulas, que confiando no Senhor não percam a esperança de Sua vinda, agindo com amor que se torna serviço. A vigilância é fundamental, pois no desenrolar da missão existem grandes obstáculos, mas também acomodação: “A iniquidade se espalhará tanto que o amor de muitos esfriará” (Mt 24,12). A vigilância se torna questionamento: Até que ponto estamos abastecendo nossas lâmpadas na espera do Senhor? Até que ponto estamos confiando e trabalhando o talento que o Senhor nos confiou?

Encontrar Jesus Cristo, é encontrar o Bom Pastor, e segui-lo é nos deixar ser configurados por Ele, no amor, no serviço, e na compaixão, mergulhando na sua Páscoa. Perseverantes no Evangelho aguardamos o encontro com o Cristo Ressuscitado, Glorioso e Senhor da história.

Neste domingo, que vamos concluir o 3º Ano Vocacional, que tem como tema, vocação, graça e missão e lema, “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,33.34), nossa Diocese de Montenegro tem a alegria de celebrar a Ordenação Diaconal do Seminarista Rodrigo Schneider. Rodrigo escolheu como lema de ordenação, “Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus” (2Cor 4,5). A centralidade da nossa vocação e missão está em Cristo. O diaconado é uma configuração sacramental ao Cristo Servo, que nos faz agir na missão com os olhos na sua forma de servir.

Deus vos abençoe e vos guarde na fidelidade ao Senhor!

+Dom Carlos Romulo – Bispo da Diocese de Montenegro